R. Correia de Araújo, 131
Barra da Tijuca – RJ

Tratamento de Solos Contaminados

Somos uma empresa de engenharia especializada em solos. Nossa área de solos é responsável por 39 anos de atividades em melhoramento de solos, inclusive com a única patente mundial de melhoramento efetivo de solos argilosos moles.
Mas a área de melhoramento de solos é complexa pela diversidade dos tipos de contaminação existentes e o necessário gerenciamento do risco. Neste particular, a ENGEGRAUT desenvolveu um histórico excelente de soluções inovadoras para terrenos contaminados, particularmente industriais, adaptados as necessidades de nossos clientes. Nosso corpo técnico é altamente qualificado, experiente em razão do profundo conhecimento geotécnico e geoambiental do solo. Na área geoambiental, a ENGEGRAUT especializou-se no diagnóstico de solos contaminados e em sua remediação.

Nossa equipe de profissionais administra todas as etapas necessárias à remediação do solo contaminado, incluindo o projeto, sua execução, limpeza do local, se necessário, objetivando aprovações regulatórias, utilizando técnicas específicas adequadas às necessidades de nossos clientes, através de planejamento cuidadoso e assessoramento técnico adequado.

Nossa especialidade ambiental

O diagnóstico

Avaliamos terrenos suspeitos de contaminação, através de visita, levantamento de fotos e documentos, além da antiga atividade do local. Confirmando o estado de contaminação, realizamos as seguintes atividades:

• Delimitação da pluma contaminante e análise geotécnica do local.
• Dimensionamento do sistema de remediação do solo.

As técnicas de remediação

Alguns contaminantes orgânicos podem ser alimento para microorganismos do solo. Sob condição adequada, esses microorganismos consomem os contaminantes orgânicos, produzindo materiais atóxicos. Este processo pode ser aprimorado, permitindo que microorganismos prosperem e eliminem totalmente determinado contaminante. Esta biorremediação pode ser acelerada, utilizando-se bioestacas ou barreiras subterrâneas reativas permeáveis. A ENGEGRAUT projeta e constrói sistemas de biorremediação, que permitem atingir máxima eficiência em terrenos específicos.

Solidificação/Estabilização (SS)

Trata-se da tecnologia mais utilizada no mundo inteiro para a remediação de solos contaminados. A solidificação altera as propriedades físicas do contaminante, aumentando sua resistência à compressão, diminuindo sua permeabilidade e, principalmente, auto-encapsulando-o, o que é mais benéfico. A estabilização altera as propriedades químicas do contaminante, tornando-o insolúvel, com baixíssima mobilidade e, consequentemente, bem menos tóxico. A ENGEGRAUT trabalha com SS a 25 anos.
Antes do início dos serviços, coletamos amostras do solo, a diversas profundidades, para análise em nosso laboratório, onde se define o reagente ou a combinação de reagentes mais adequados. Dispomos de equipamentos que permitem, tanto in-situ como ex­situ, promover o SS. Testes de performance do tratamento são, a seguir, executados utilizando-se por exemplo testes de condutividade hidráulica, análise piezométrica, resistência à compressão não confinada e indução à lixiviação.

A ENGEGRAUT fornece soluções para solos contaminados com técnicas de remediação comprovadas e inovadoras para o solo e águas subterrâneas.

Produtos remediadores

• Injeção por direct push.
• Surfactantes biodegradáveis.
• Ponteiras flutuantes.

Nossa estratégia e consequentes projetos são específicos para cada caso. Podemos implantar equipes multidisciplinares de remediação em todo o Brasil.